A Prefeitura de Palmas publicou no Diário Oficial, no último domingo (30 de junho), a exoneração em massa de servidores temporários — monitores de desenvolvimento infantil e professores Nível I — cujos contratos foram encerrados em vigor a partir de terça-feira (1º de julho). A medida tem como objetivo viabilizar a nomeação de 1.236 aprovados em concurso público da Educação.
A secretária municipal da Educação, Débora Guedes, informou que os novos servidores serão convocados entre 30 de junho e 1º de julho e terão 30 dias para posse, prazo que poderá ser prorrogado por igual período.
Professores do Ensino Fundamental I: 736 vagas
Supervisores Pedagógicos: 35 vagas
Orientadores Educacionais: 35 vagas
Técnicos Administrativos Educacionais (Monitores): 400 vagas
A exoneração de temporários foi adotada após decisão judicial em dezembro de 2024 que suspendeu parte do concurso, apontando falhas no gabarito e na elaboração das provas. Com a negativa do recurso impetrado pelo Ministério Público em abril de 2025, a Justiça autorizou a retomada das convocações definitivas. A medida agora objetiva consolidar a transição dos temporários para efetivos, garantindo a estabilidade da rede municipal de ensino