Domingo, 15 de Junho de 2025
22°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Prefeitos da região metropolitana de Palmas participam de audiência pública solicitada por Mantoan

Política com Diálogo

João Pedro Dorneles Claret
Por: João Pedro Dorneles Claret
06/06/2025 às 10h54
Prefeitos da região metropolitana de Palmas participam de audiência pública solicitada por Mantoan

Foi realizada nesta tarde, 5, a audiência pública solicitada pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB) e presidida pela deputada Vanda Monteiro (UB), vice-presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público. Com o objetivo de debater a implantação da Região Metropolitana de Palmas, esta foi a primeira audiência de uma série de reuniões e contou com a presença de prefeitos dos municípios integrantes, secretários municipais, entre outras autoridades.

 Durante a audiência, o deputado Mantoan falou sobre a importância do diálogo direto com a população. “Este espaço é essencial para ouvirmos quais os problemas afetam o dia a dia dos moradores das 21 cidades para construirmos soluções coletivas para estes desafios. Este é o ponto mais importante da implantação de fato da região metropolitana: o impacto na vida das pessoas. Não é uma proposta técnica de governo, é uma política pública de Estado”, explicou Mantoan.

 Entre os principais pontos discutidos estiveram: o plano de desenvolvimento urbano integrado, consórcios públicos para gerir questões complexas como a dos aterros sanitários, mobilidade urbana,  redução das desigualdades, gestão democrática, a importância da criação dos planos diretores municipais e a participação social.

 Na área da saúde foi debatida a implementação de ações de saúde, estruturação de telemedicina, atração de profissionais, capacitação contínua, a integração de prontuários médicos e serviços itinerantes.

O programa Saúde Metropolitana foi considerado um projeto inovador pelo seu formato. “Se o município fosse fazer isoladamente com apenas o recurso da tabela SUS seria inviável. A emenda de R$2 milhões do deputado Mantoan complementou o valor federal e possibilitou o atendimento de milhares de pacientes”, disse um dos palestrantes, o professor universitário e ex-secretário executivo de saúde de Palmas, Daniel Borini.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários