Domingo, 15 de Junho de 2025
22°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Alô, terceira fase! O Alviverde do Norte tá chegando!

Tocantinópolis faz 2 x 0 no Cascavel e segue em frente no torneio

Fábio Ribeiro
Por: Fábio Ribeiro Fonte: João Pedro Veiga
17/03/2022 às 16h09 Atualizada em 18/03/2022 às 16h37
Alô, terceira fase! O Alviverde do Norte tá chegando!
Foto: Tocantinópolis

 

Histórico! A noite de ontem, 16 de março de 2022, entrou para a história do Tocantinópolis Esporte Clube e do futebol do Estado. Pela segunda vez um clube do Tocantins avança para a terceira fase do Copa do Brasil e mostra o que o futebol do norte precisa sim ser olhado com mais atenção!  

Não entraremos muito no mérito tático da partida, no qual Tocantinópolis se entregou ao seu máximo para parar um ataque rápido e equilibrado do FC Cascavel. Mas sim onde poderíamos estar com mais incentivo das entidades ao futebol praticado por estas bandas nortistas.

Como dito anteriormente, o Tocantinópolis alcança o feito que em 2017 o Gurupi também conseguiu.  Em cinco anos, dois clubes do norte permitem ao torcedor alegrias pouco vistas na história do futebol local. Há também de se ressaltar a grande marca do Palmas em 2004 chegando nas quartas de finais do torneio, mas nesta nova formatação, apenas Tocantinópolis e Gurupi foram tão longe.

Ao passar do Cascavel, o Alviverde embolsou nada mais, nada menos do que R$ 1,9 milhões.

Um dinheiro que há de ajudar e muito o time do Tocantinense!

Cá estamos e precisamos mudar

A cidade de Tocantinópolis fica aproximadamente à 570 km de capital Palmas. E sua população é estimada em 30 mil habitantes. O feito do time do interior é gigantesco! Mas não mostra haver nenhuma comoção nas capitais esportivas do país (Sudeste e Sul). E em um cenário de um futebol cada vez mais elitista, parece que ficaremos a mercê destas pequenas alegrias aqui e acolá, espaçada de anos em anos.

A vitória do Alviverde não mostra muito um caminho a ser seguido por os outros clubes tocantinenses. Há um trabalho de base? Há um trabalho organizacional por trás? Existe uma união entre clubes? Alguma ajuda financeira e esportiva das entidades maiores do esporte? Algumas de tantas perguntas que ficam martelando a cabeça de quem gosta de futebol e não consegue ir além para decifra-las.

Ajuda da CBF é pouca, incentivo para o futebol do norte é nula. Os clubes ficam à deriva em um esporte cada vez mais inundado de dinheiro e sem perspectiva para os pequenos. Se não somos nós por nós, quem será?!

Este texto tem apenas a pretensão de iniciar alguma pequena reflexão acerca do nosso futebol e onde queremos que ele esteja. Há um gigantesco e profundo debate, e aqui é apenas uma contribuição. 

 

O sonho das oitavas há um jogo

O Verdão do cerrado agora entra na briga de vez! As equipes classificadas para a Libertadores, o campeão da Série B e os vencedores da Copa do Nordeste e Copa Verde entram para a disputa. Com um sorteio há definir os jogos. Podendo ter o Tocantinópolis pegando o atual campeão da Libertadores. O torneio mais importante da América do Sul. O que viria a ser o duelo dos Alviverdes.

Torceremos! Torceremos pelas oitavas e torceremos pelo futebol do norte!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários