Sábado, 26 de Abril de 2025
23°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Segurança Pública capacita profissionais da inteligência para uso de geotecnologia no combate ao crime

Iniciativa atende a uma demanda crescente por métodos mais sofisticados de interpretação da realidade criminal. Com a criminalidade cada vez mais d...

Maria Fernanda Ribeiro
Por: Maria Fernanda Ribeiro Fonte: Secom Maranhão
14/04/2025 às 23h21
Segurança Pública capacita profissionais da inteligência para uso de geotecnologia no combate ao crime
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Pela primeira vez, profissionais de inteligência da segurança pública no Maranhão estão sendo capacitados no uso de geotecnologia aplicada à investigação e à prevenção de crimes. O curso, iniciado nesta segunda-feira (14), em São Luís, marca uma nova etapa na formação técnica dos agentes que atuam nos bastidores do combate à criminalidade.

Promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Centro de Ensino e Pesquisa em Inteligência, vinculado ao Centro de Inteligência de Segurança Pública, o treinamento oferece ferramentas para transformar dados geográficos em informações estratégicas. O objetivo é claro: aprimorar a leitura do território e ampliar a capacidade de análise das áreas de risco, das rotas do crime e dos padrões de atuação de facções criminosas.

"A formação integra conceitos de geoprocessamento e inteligência policial, mostrando como mapas temáticos, bancos de dados geográficos e softwares de análise espacial podem ser usados para prever ações criminosas e orientar decisões operacionais", destacou o gestor do Centro de Ensino e Pesquisa em Inteligência, Claudio de Jesus Silveira.

A iniciativa atende a uma demanda crescente por métodos mais sofisticados de interpretação da realidade criminal. Com a criminalidade cada vez mais dinâmica, a capacidade de cruzar informações com precisão geográfica se torna essencial para decisões rápidas e eficazes.

Com duração de uma semana, o curso reúne 20 profissionais das forças de segurança do Maranhão e de instituições convidadas, como Polícia Federal, Guarda Municipal de São Luís, Exército e Ministério Público. 

Esta é a terceira formação promovida pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inteligência desde sua implantação, em novembro do ano passado. E mais uma já está programada: uma capacitação voltada à atividade de inteligência policial direcionada a profissionais de segurança que atuam em Timon e Caxias, a acontecer entre os dias 22 e 25 deste mês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários