O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou nesta quarta-feira (2) um conjunto de novos equipamentos ao Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), reforçando a modernização da fiscalização de trânsito no estado. Ao todo, foram entregues 60 talonários eletrônicos, 40 impressoras portáteis, 1.000 cones, 250 barreiras de fiscalização e 20 etilômetros, com investimento total de R$ 1,6 milhão.
A entrega ocorreu na sede do órgão, em Palmas, e reuniu cerca de 70 agentes de trânsito. Durante a cerimônia, o governador também anunciou a implementação do projeto Cidade do Trânsito, que será instalado na capital com foco na educação para o trânsito e conscientização da população. “O projeto vai trazer essa consciência para as pessoas, de como se comportar no trânsito. Queremos preparar melhor nossos condutores desde a base”, afirmou o governador.
A principal novidade é o uso dos talonários eletrônicos, que substituem os tradicionais blocos de papel e permitem o registro digital de autos de infração. Segundo o agente de trânsito Gleverson Santos, a mudança representa um salto de eficiência: “Antes, levávamos até 10 minutos para preencher um auto manualmente. Hoje, conseguimos fazer isso em segundos”, ressaltou.
Desde a adoção do sistema eletrônico, em 28 de fevereiro de 2025, 5.718 autos de infração já foram lavrados pelos agentes com os novos equipamentos. Para a diretora de Operações do Detran, Raíza Moura, o uso da tecnologia também representa mais segurança: “Reduz erros e melhora a integridade das informações. É um avanço necessário para a qualidade do nosso trabalho”, explicou.
O presidente do Detran, William Gonzaga, destacou o compromisso do Governo com a transformação digital e a segurança viária. “Estamos entregando equipamentos que vão proporcionar operações mais eficientes e seguras. É um passo importante no fortalecimento das políticas públicas de trânsito”, afirmou.