Quinta, 24 de Abril de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins realiza mutirão de exames de colonoscopia no Hospital Geral de Palmas

Desde o início de março, 30 pacientes foram atendidos com a ação alusiva ao Março Azul, campanha nacional de conscientização sobre o câncer colorre...

Maria Fernanda Ribeiro
Por: Maria Fernanda Ribeiro Fonte: Secom Tocantins
24/03/2025 às 09h23
Governo do Tocantins realiza mutirão de exames de colonoscopia no Hospital Geral de Palmas
Em cada sábado do mês, são realizados mutirões de exames de colonoscopia - Foto: SES/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), realizou um mutirão de exames de colonoscopia no Hospital Geral de Palmas (HGP), em alusão aoMarço Azul, campanha nacional de conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. A ação, que ocorreu no sábado, 22, também incluiu uma palestra para conscientizar os pacientes sobre a campanha.

Em cada sábado do mês, são realizados mutirões de exames de colonoscopia para detecção de sintomas e garantir o tratamento precoce da doença. Até o momento, 30 pacientes foram beneficiados. O mutirão, que iniciou na primeira semana de março, finaliza no sábado, 29, em que mais cinco pacientes serão atendidos.

A funcionária pública municipal Keyla Lima acompanhou a sua mãe na realização do exame. “Essa ação é ótima e necessária. Minha mãe está fazendo esse exame, que é uma revisão do processo oncológico. Ela está tendo essa oportunidade de fazer o exame de forma que não atrapalha o tratamento e pode e dar continuidade”, destacou.

"Existe um movimento em todo o país para chamar a atenção para essa grave doença. Aqui no HGP, estamos fazendo um mutirão de colonoscopia. Então, todos os finais de semana realizamos os exames de pacientes que estavam em lista de espera para avaliar esse cólon e ver até que ponto existem lesões que podem evoluir para um câncer colorretal”, ressaltou a médica e coordenadora do serviço de endoscopia do HGP, Nadja Chiavini.

A médica ainda explicou que, a partir dos 45 anos de idade, todo paciente deve fazer a colonoscopia como exame de triagem das doenças colorretais, principalmente o câncer colorretal, que é uma das doenças que mais matam no país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários