Terça, 18 de Março de 2025
22°C 31°C
Palmas, TO
Publicidade

Gerida pelo Naturatins, APA Serra do Lajeado tem pinturas rupestres em destaque na exposição Ecos da Serra, em Lajeado

Iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os sítios arqueológicos e sensibilizar o público sobre a importância de sua conservação

Maria Fernanda Ribeiro
Por: Maria Fernanda Ribeiro Fonte: Secom Tocantins
10/03/2025 às 21h41 Atualizada em 11/03/2025 às 10h35
Gerida pelo Naturatins, APA Serra do Lajeado tem pinturas rupestres em destaque na exposição Ecos da Serra, em Lajeado
Exposição apresenta registros fotográficos que destacam os painéis rupestres e o contexto ambiental da APA Serra do Lajeado - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

A riqueza das pinturas rupestres da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), ganha destaque naExposição Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado. A mostra, iniciada nesta segunda-feira, 10, na Casa de Memória Libânia Gomes Monteiro, em Lajeado, ficará aberta ao público até 31 de março, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita.

Para ampliar o conhecimento sobre os sítios arqueológicos da APA Serra do Lajeado e sensibilizar o público sobre a importância de sua conservação, a exposição apresenta registros fotográficos que destacam os painéis rupestres e o contexto ambiental da região. As imagens, capturadas ao longo do trabalho de campo, evidenciam não apenas a beleza e o potencial arqueológico do local, mas também os desafios enfrentados para preservar esse valioso patrimônio. A arte rupestre, com suas pinturas milenares, carrega fragmentos de histórias e saberes dos povos que habitaram a Serra do Lajeado, revelando o legado cultural da região.

Ao representar o Naturatins durante a abertura do evento, a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Oliveira, enfatizou a importância do retorno de pesquisas como essa, que incentivam o pertencimento às Unidades de Conservação (UCs) e a preservação dessas memórias e da biodiversidade. “Preservar a arte rupestre é preservar a memória dos povos que habitaram essa terra antes de nós. Esse patrimônio conta histórias, revela modos de vida e nos conecta ao passado. A exposiçãoEcos da Serraé uma oportunidade para ampliar a consciência sobre a importância da conservação desses sítios. Precisamos unir esforços para garantir que essas marcas do passado permaneçam vivas para as futuras gerações”, pontuou, ao destacar que a expectativa é que a exposição desperte um novo olhar sobre o patrimônio arqueológico da APA Serra do Lajeado, incentivando sua valorização e preservação.

A mostra integra o projetoMapeamento e levantamento do estado de conservação de sítios arqueológicos rupestres cadastrados na Área Estadual de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, financiado pelo Naturatins e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins (Fapt), por meio do Edital Fapt/Naturatins – Meio Ambiente, e desenvolvido pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins).

Desde seu início, em maio de 2023, o projeto já identificou cinco novos sítios rupestres, que serão cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de um sítio cerâmico localizado em situação de risco, exigindo o resgate do material para evitar sua destruição. A iniciativa visa promover um levantamento detalhado sobre a preservação desses sítios arqueológicos, um patrimônio cultural de grande relevância para a história local e regional.

Exposição em Tocantínia

Além de Lajeado, a exposição será realizada em Tocantínia, no dia 11 de março, às 8h30, no Centro de Referência do Projeto Leitura Viva. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 2 de abril.

Gerida pelo Naturatins, APA Serra do Lajeado tem pinturas rupestres em destaque na exposição Ecos da Serra, em Lajeado
A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Oliveira, enfatizou a importância da pesquisa - Naturatins/Governo do Tocantins
Gerida pelo Naturatins, APA Serra do Lajeado tem pinturas rupestres em destaque na exposição Ecos da Serra, em Lajeado
A exposição foi iniciada nesta segunda-feira, 10, na Casa de Memória Libânia Gomes Monteiro, em Lajeado - Naturatins/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários