Terça, 25 de Março de 2025
23°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo avalia avanços da planificação e organiza ações para 2025

A partir de março, as equipes retomam as visitas aos territórios, dando continuidade a um ciclo de ações que inclui capacitações, oficinas e qualif...

Fábio Ribeiro
Por: Fábio Ribeiro Fonte: Secom Maranhão
17/02/2025 às 18h45
Governo avalia avanços da planificação e organiza ações para 2025
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na manhã desta segunda-feira (17), um balanço das atividades do Projeto Planificação da Atenção à Saúde (PAS) em 2024 e traçou as diretrizes para 2025 na Macrorregião Leste do Maranhão. O encontro foi coordenado pela subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves, e contou com a participação estratégica da Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

A Macrorregião Leste, que engloba as regiões de saúde de Codó, Caxias, Timon, Pedreiras, Presidente Dutra e São João dos Patos, está totalmente integrada ao processo de planificação. Durante a reunião, foram discutidos temas como a apresentação dos indicadores de autoavaliação das unidades de saúde, o calendário de ações para 2025, a mobilização de novos gestores municipais e a organização de um encontro de avaliação parcial, previsto para o primeiro semestre de 2025. Além disso, foram definidos a composição, a periodicidade e o modelo de governança do grupo condutor da PAS no estado.

A subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves, celebrou os avanços do projeto. "A saúde é um desafio constante, mas é gratificante ver o Maranhão se consolidando como referência nacional na planificação. Esse sucesso vem da visão estratégica do governador Carlos Brandão, que entende a importância de o estado trabalhar em parceria com os municípios, e da liderança do secretário Tiago Fernandes, que impulsionou a expansão da planificação para todas as macrorregiões, e claro de todos os profissionais envolvidos”, disse. 

A partir de março, as equipes retomam as visitas aos territórios, dando continuidade a um ciclo de ações que inclui capacitações, oficinas e qualificação dos serviços de saúde. Em 2024, foram realizadas quatro oficinas, e para 2025 estão previstas cinco, com foco em temas como atenção a eventos agudos, cuidados paliativos e manejo de condições crônicas.

Ao longo de 2024, os encontros presenciais ou on-line contaram com nove mil participações e mais de 3.600 pessoas. Atualmente, 556 (86%) unidades de saúde estão inseridas no processo de planificação.

O coordenador de projetos da BP, Rafael Saad, destacou a maturidade alcançada pela gestão das unidades de saúde no estado. "O ambulatório materno infantil de Caxias é o mais avançado do projeto e serve como referência nacional. Na APS, os índices também são elevados. Estamos aqui para celebrar esses resultados e planejar os próximos passos," afirmou.

“O modo como a Secretaria vem se organizando, tem refletido e sido exemplo de prática exitosa. O saldo é muito positivo, visto que nós conseguimos ampliar a planificação aos territórios que inclusive a gente coordena com a nossa equipe própria, como também tem uma maior adesão dos municípios das regiões onde a gente tem o apoio da Beneficência Portuguesa. Ver que o Maranhão tem tido êxito dentre os melhores indicadores dos estados a qual a Beneficência Portuguesa apoia é muito gratificante, explicou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Campos.

O coordenador da Planificação no estado, Luís Saulo Santos, enfatizou a continuidade da parceria com a Beneficência Portuguesa até 2026. "Essa colaboração vai beneficiar milhares de maranhenses, especialmente aqueles com condições crônicas, como hipertensão e diabetes, além de gestantes em pré-natal”, pontuou. 

O evento também contou com a presença de gestores e profissionais da saúde, como a assessora da BP para o Maranhão, Alzira Guimarães; o superintendente de Atenção Primária, Willian Vieira; a coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), Yara Torres; o coordenador das Regionais de Saúde, Aristeu de Almeida; a superintendente de Contratos da Rede de Serviços, Etheana Trajano; a coordenadora da Rede Hospitalar de Alta Complexidade, Suziane Sousa; e a coordenadora de Avaliação e Monitoramento da Qualidade, Myllena Veras.

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma estratégia que visa qualificar e integrar os serviços de saúde por meio da organização e aprimoramento dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), na Atenção Especializada (AE) e na Atenção Hospitalar (AH). No Maranhão, o projeto teve início em 2015, com a implementação pioneira na região de Caxias. Desde então, a gestão estadual vem investindo na sua ampliação, alcançando toda a Macrorregião Leste e, mais recentemente, a Macrorregião Sul. A partir de março, o processo será iniciado na Macrorregião Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários