Dando continuidade ao Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do Maranhão, nesta sexta-feira (14) foi a vez do município de Pedro do Rosário, localizado na Baixada Maranhense, receber a iniciativa. As agricultoras familiares estão tendo a oportunidade de emitir documentos civis e trabalhistas.
A ação é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e pela Superintendência Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com apoio de diversos órgãos públicos e das Prefeituras Municipais parceiras. No município de Pedro do Rosário, os atendimentos do mutirão estão sendo realizados na Creche Mãe Dudu até este sábado (15).
Presente no mutirão, o secretário da SAF, Bira do Pindaré, afirmou a importância dessa ação para garantir direitos às mulheres trabalhadoras rurais do Maranhão.
"O mutirão garante a emissão de documentos que são a chave para abrir portas para direitos, oportunidades e a garantia de uma vida digna, permitindo que cada cidadão exerça sua cidadania plena e construa um futuro seguro e reconhecido perante a sociedade", disse Bira.
As mulheres estão acessando serviços como emissão de CPF, Carteira Nacional de Identidade, cartão do SUS, carteira de trabalho, certidão de nascimento, além de serviços jurídicos, emissão de CAF e Cadastro Ambiental Rural, atendimentos de saúde e outras atividades.
A dona de casa e trabalhadora rural, Antônia Vieira, agradeceu ao governo pela realização do mutirão que tem dado a chance de colocar a documentação em dia.
"Uma ação muito importante para todos nós tirarmos documentos ou receber várias orientações, estávamos precisando de um mutirão desses e somos muito gratos por isso".
O mutirão é uma ação que conta com apoio de diversos entes, entre eles, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon), Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Prefeitura, Instituto de Identificação do Maranhão (Ident) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
O mutirão de documentação é uma ação que integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal. Nos dias 18 e 19 será a vez do município de Guimarães receber o mutirão, com atendimento à população na Escola Urbano Santos.