Marina Silva, divulgou na manhã desta quinta-feira a aliados políticos que a sua escolha será confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a pasta do Ministério do Meio Ambiente. Ela assumirá o cargo 14 anos após ter comandado o mesmo ministério durante os dois governos do petista, entre 2003 e 2008.
Através de mensagem enviada aos dirigentes partidários e integrantes da equipe de transição, Marina escreveu:
"Prezados e prezadas companheiros e companheiras de transição, acabei de receber a confirmação pública de minha ida para o Ministério do Meio Ambiente. Também de que o anúncio oficial será logo mais às 11 horas no CCBB, juntamente com as demais ministras e ministros. Para mim sua presença é muito importante".
Marina Silva, tem 64 anos, é ambientalista e historiadora formada pela Universidade Federal do Acre. Antes de ingressar na política, viveu em um convento por dois anos, onde aprendeu a ler e escrever, e foi professora da rede estadual.
Ela organizou movimentos sindicais e em defesa dos mais pobres. Foi vereadora em Rio Branco e deputada estadual no Acre. Em 1994, se elegeu senadora pelo primeiro de dois mandatos, aos 36 anos. O último se encerrou em 2010.
Durante a transição, a ex-senadora foi escalada por Lula para compor a coordenação do grupo técnico dedicado ao Meio Ambiente ao lado de outros dois ex-ministros, os ambientalistas Carlos Minc e Izabella Teixeira. Ao GLOBO, Marina defendeu como uma das prioridades para o novo governo a revogação de decretos e normas ambientais editadas durante o governo Bolsonaro.