O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abriu oficialmente o seminário TO Digital, na tarde desta terça-feira, 10, no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos. O evento contou com a participação de vários especialistas no setor e foi promovido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), em parceria com a Secretaria de Administração.
Durante o evento sobre transformação digital, houve ainda o lançamento do novo Portal de Serviços do Governo, o Pronto, que reúne diversas pastas do Governo Estadual, facilitando o acesso dos cidadãos aos mais variados serviços de forma digital. O seminário contou com quatro palestras com especialistas em avanço digital.
O Governador destacou a importância do momento porque o Governo do Tocantins precisa facilitar a vida do contribuinte e dos serviços públicos de uma forma geral, e que a única forma é investir em tecnologia. “A tecnologia está presente na vida de todo mundo, e estamos com um projeto de levar internet gratuita às comunidades mais remotas. Precisamos entender a importância da tecnologia para todas as comunidades, essa é a razão de um Governo que precisa integrar as comunidades e facilitar a vida do contribuinte com políticas de tecnologia”, explicou o Governador, lembrando que tudo é facilitado quando o Governo tem o desprendimento de investir nas inovações que o mundo oferece.
“Nós temos que modernizar os serviços públicos para facilitar a vida das pessoas, principalmente para o Estado. Tudo vai facilitando a partir do momento que a consciência tecnológica chega para a equipe”, frisou o governador Wanderlei Barbosa, salientando que a tecnologia é inesgotável.
O seminário também contou com palestras de especialistas das áreas da tecnologia, como o auditor chefe de Governança e Inovação – TCU e Embaixador Global –Singularity University Brazil, Sr. Wesley Vaz, que discorreu sobre o temaGovernos na era digital: equilíbrio e oportunidades; Eduardo Benchimol, Representante Estônia Hub, com o temaModelo Estoniano de Transformação Digital: O case número 1 do Mundo. Já o palestrante Ilson Bressan, diretor Executivo da Volid, discorreu sobreUma Identidade Digital Segura: e por último Diogo Tedesco, sócio CTO Empresa X-VIA, Software Engineer, apresentou o temaConstrução de uma Plataforma de Interoperabilidade.
O secretário de Estado da Administração (Secad), Paulo césar Benfica, disse que o seminário TO Digital é reflexo das determinações do governador Wanderlei Barbosa para a equipe de Governo, para investir na área e melhorar os serviços públicos, facilitando a vida da população. “Esse seminário simboliza a política de aproximação digital determinada pelo governador Wanderlei Barbosa, a exemplo do lançamento do Pronto Digital, que é um portal com todos os serviços do Estado em um local único. Quando a gente fala em transformação digital é para facilitar a vida do cidadão, com mais transparência, mais economia e mais eficiência. O Pronto Digital, lançado hoje, já acompanha o Pronto, que é um rool de serviços públicos em um lugar único. Além do lugar físico, agora temos um Pronto Digital”, explicou.
Já o presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Alírio Félix Martins Barros, disse que o seminário tem a missão de sensibilizar os gestores e os técnicos do Governo do Tocantins que estão à frente dos serviços que são oferecidos à população. “Foi uma oportunidade de ouvir pessoas que tem Know How nessa área, de conhecer as melhores práticas adotadas no mundo, a exemplo da Estônia, que é o País mais digital do mundo, além de outros representantes de instituições ligadas a esse modelo estoniano”, frisou.
Durante a abertura do evento, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), William Gonzaga, lançou um aplicativo do órgão para facilitar o acesso dos serviços aos usuários. “Com esse serviço o cidadão tem a opção de sua própria casa baixar o seu boleto do IPVA, licenciamento e fazer a regularização do veículo sem necessidade de se deslocar até o Detran”, pontuou.
Pronto
O novo portal de serviços digitais do governo – Pronto - abriga 464 serviços disponíveis aos cidadãos e servidores tocantinenses. Esses serviços abrangem uma ampla variedade de necessidades dos cidadãos, desde emissão de documentos até solicitações de serviços públicos, tornando-o uma fonte abrangente e conveniente para atender às demandas da população. O Pronto já conta com a colaboração de 23 órgãos governamentais cadastrados. Essa cooperação interdepartamental é crucial para garantir que todos os serviços essenciais estejam disponíveis em um só lugar, simplificando a vida dos cidadãos e melhorando a eficiência do Governo.