A cidade de Marianópolis do Tocantins, sediou nos dias 10/11 e 12 de novembro, o segundo Festival da Mangaba, na feira coberta, no centro da cidade.
O evento é promovido pela Associação de Mulheres Agroextrativista, APA Cantão, Seagro e Fio Cruz. O festival conta com a parceria da prefeitura de Marianópolis do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, representada pelo subsecretário Adailton Pereira.
Esteve presente extrativistas dos mais variados municípios, a exemplo de Marianópolis do Tocantins, Caseara, Divinópolis do Tocantins, Araguacema, e da região do Jalapão da cidade de Ponte Alta – TO, por exemplo.
Durante o festival foi realizado a comercialização de derivados da mangadas, palestras sobre extrativismo, educação financeira e outras atividades. O objetivo do Festival da Mangaba é promover e garantir a sustentabilidade da mulher agroextrativista da APA Cantão e Jalapão, capacitando-as em organização social e produtiva, divulgando os diversos produtos da sociobiodiversidade do cerrado por meio das Exposições e comercialização dos produtos.
No primeiro dia de festival, a primeira dama dona Idalina Diniz, representou o prefeito Isaias Piagem (União Brasil), que estava cumprindo agenda oficial, em Brasília – DF. Diniz conversou com a nossa reportagem e falou sobre as preciosidades do cerrado, “nosso cerrado aqui da região é muito amplo, e a gente está vendo os frutos e a parte financeira que essas mulheres estão recebendo e o extrativismo da região. Estou muito feliz por fazer parte dessa história, tanto do Jalapão quanto do Cantão”, disse a secretária de Assistência Social.
Idalina destacou a participação da prefeitura no evento, “a prefeitura vem com toda a logística, estrutura, pessoal estão todos empenhados. Um conjunto todo que faz a coisa acontecer”, comemorou.
Uma das expositoras, dona Raquel Pinheiro, moradora de Ponte Alta – TO, no Jalapão, falou da importância do intercâmbio, no Vale do Araguaia, “eu considero um intercâmbio essa troca de experiência, um aprendizado, isso é muito importante para a gente, que vive em região diferenciadas”, pontuou a agroextrativista.
O prefeito de Marianópolis do Tocantins, esteve nesta sexta-feira (11/11) e sábado (12/11), onde levou o apoio institucional ao segundo Festival da Mangaba.