Quinta, 24 de Abril de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Maranhão investe em tecnologia e interatividade para apresentar as cadeias produtivas do estado ao público da 63ª Expoema

Os visitantes encontram no Mapa Temático uma representação geográfica do estado, com indicações das principais culturas, além de um totem com dados...

Fábio Ribeiro
Por: Fábio Ribeiro Fonte: Secom Maranhão
08/09/2023 às 22h45 Atualizada em 09/09/2023 às 12h21
Governo do Maranhão investe em tecnologia e interatividade para apresentar as cadeias produtivas do estado ao público da 63ª Expoema
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Para destacar as cadeias produtivas do estado na 63ª Expoema, o Governo do Maranhão investiu na tecnologia e na interatividade para atrair o público. No estande da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), os visitantes encontram o Mapa Temático, uma representação geográfica do Maranhão com indicações das principais culturas, além de um totem interativo com dados e informações específicas de cada setor.

A proposta dialoga com as transformações do setor agropecuário, que é um dos que mais investe em novas tecnologias na atualidade. E, por meio do Mapa Interativo, a Sagrima informa a sociedade sobre as potencialidades do setor no estado.

Darlan Souza, superintendente de Pesquisa e Geoprocessamento, explicou que o Mapa Temático facilita o entendimento dos visitantes porque reúne todas as informações das cadeias produtivas do Maranhão.

“Com um simples toque de tela o visitante tem acesso a um banco de dados sobre bovinocultura, fruticultura, pecuária das águas e outras informações. E, além do público geral, os produtores podem conhecer mais sobre o estado e se surpreender com as descobertas. Por exemplo, a maior fazenda de produção de banana do Brasil fica no nosso estado, em Itinga, e muitos produtores não sabem o que tem no estado, além da sua própria produção. E isso ajuda até na prospecção de novos investimentos”, frisou Darlan Souza.

Célia Barros, secretária do Sindicato das Indústrias Lácteas do Maranhão e sócia-proprietária do Laticinios Bethe, afirmou que se surpreendeu com o detalhamento das informações. “No caso das informações da indústria leiteira, foi de fundamental importância o que vi aqui, pois deu para perceber o quanto a bacia maranhense é rica em qualidade e quantidade. Sou da região Tocantina, que é a maior bacia leiteira do estado, e conhecer o restante da cadeia fortalece a produção do estado”, avaliou.

O manuseio do equipamento é bem simples. Por meio de um telão, e com apenas alguns toques, o público navega por todo o território do estado, e conhece mais sobre a produção de grãos, sobre os rebanhos maranhenses, a aquicultura, a fruticultura, entre outros.

Ao clicar nos ícones referentes às cadeias produtivas, a tela redireciona para uma página com informações sobre a produção, quais municípios são destaque, gráficos apontando a produtividade maranhense e, também, informa sobre as projeções da agroclimatologia para os próximos meses.

A aposta da Sagrima deu certo, e em todos os dias da exposição o estande tem ficado lotado de pessoas interessadas em interagir com o Mapa, para conhecer melhor as cadeiras produtivas do estado.

O Mapa Temático fica aberto ao público até o fim da 63ª Expoema, no próximo domingo (10).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Imagem: Amanda Germiniani
Capacitação Há 1 semana

Amélio Caires leva cursos gratuitos para Augustinópolis e Araguatins no Bico do Papagaio, mas quer expandir para todo o estado.

Além de Palmas e Augustinópolis, a Escola do Legislativo já atende moradores de Araguatins, e no próximo dia 28 será a vez de Paraíso. Segundo Júlio Oliveira, a meta é expandir a iniciativa para todo o Tocantins.

Assembleia Há 2 meses

Amélio Cayres prestigia anúncio do lançamento da Agrotins e da Rede Cuidar

O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), participou nesta terça-feira, 25, do anúncio do lançamento da 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) e da “Rede Cuidar”, com ações integradas para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.

Recurso Emergencial: Há 3 meses

Leo Barbosa destina emenda de R$300mil para travessia gratuita entre Aguiarnopolis e Estreito.

O Deputado Estadual solicitou abertura emergencial do sistema para viabilizar a liberação imediata do recurso.

Emenda Secreta Há 3 meses

Bancada Tocantinense destinou 3 milhões p/ ONG do Amapá que faz de tudo um pouco.

Na reportagem publicada pelo site Metrópoles, os jornalistas Augusto Tenório e Manoela Alcântara relatam que a bancada Tocantinense enviou de 3 milhões de reais para a ONG do Amapá.

- Governador Brandão e ministro Renan Filho trataramtemas prioritários para a Região Tocantina (Foto: Divulgação)
Atuação do Maranhão Há 3 meses

Governador Brandão e ministro Renan Filho alinham ações em prol da Região Tocantina

Durante o encontro, foi tratado sobre a resolução do colapso da ponte Juscelino Kubitschek, e os próximos passos do trabalho de reconstrução.